Publicada em 15/08/2012 às 00h00.

Amamentação: saiba como evitar as rachaduras no bico do seio

Assistência à mulher está sendo oferecida pela Rede Cegonha.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Apesar de saber da importância da amamentação para a saúde e qualidade de vida de seu filho, muitas mães desistem de amamentar quando aparecem rachaduras no bico do seio que pode até causar inflamação. Segundo matéria publicada no site do Ministério da Saúde, esse problema ocorre quando a boca do bebê está mal encaixada no seio da mãe. 

Para evitar a rachadura durante a amamentação, basta observar se a criança está colocando toda a boca na aréola, o círculo que fica em volta da ponta do seio. Se o bebê estiver sugando apenas o bico, a mãe deve interromper a amamentação e começar novamente. Outra forma simples de evitar que o seio fique machucado é tomar sol nas mamas.

"Quando a gente toma sol na pele, a pele fica mais grossa, então a mulher que toma sol nas mamas, no bico do peito, deixa o bico com a pele mais grossa, com melhores condições, por exemplo, de evitar rachaduras," explica o coordenador de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha.

O Sistema Único de Saúde tem profissionais capacitados para oferecer, por meio do programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, assistência à mulher que amamenta.

Fonte: Ministério da Saúde

Compartilhe
 

Redes Sociais