Publicada em 29/12/2011 às 09h30. Atualizada em 28/02/2012 às 21h11

Ayurveda é a ciência da vida

Ayurveda não é somente um sistema médico que trata o corpo físico, inclui também a psicologia e a espiritualidade

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

“O ayurveda está baseado nos milenares conhecimentos espirituais védicos. Do Sânscrito Ayur = Vida e Veda = Conhecimento ou Verdade”.

Medicina tradicional da antiga Índia, a ayurveda é provavelmente o sistema de saúde mais antigo do mundo, com raízes que retrocedem os cinco mil anos no sistema védico. Não nos surpreende quando é chamada de “a mãe de todas as medicinas”. Ayurveda é o sistema de cura mais extenso no mundo e trata integralmente o corpo, a mente e o espírito. É um grande aliado do sistema milenar do yoga, da vida e da consciência. Dada a sua antiguidade, podemos dizer que é o sistema médico original de qual se derivam todos os sistemas médicos modernos.

O ayurveda está baseado nos milenares conhecimentos espirituais védicos. Do Sânscrito Ayur = Vida e Veda = Conhecimento ou Verdade. Estes dois conceitos unidos perpetuam a arte de manter a vida com harmonia. Mais que um sistema médico, o Ayurveda é uma “ciência” védica de sabedoria ancestral de cura, prevenção e longevidade. É um estilo de vida, uma forma de convívio em harmonia com a natureza, onde a saúde significa equilíbrio entre corpo, mente e espírito, através do rejuvenescimento do organismo e do fortalecimento do sistema imunológico. Em sua visão conceitual simplificada, saúde é a ausência de doenças físicas e mentais.


 
O ayurveda tem influenciado, através da história, muitos sistemas de medicina, desde os antigos gregos até os chineses. Um exemplo disso são as ervas e fórmulas ayurvédicas encontradas na medicina tradicional chinesa. O ayurveda é à base da medicina tibetana com influência secundária da medicina chinesa. Diferentes formas de ayurveda são encontradas no Nepal, Sri Lanka e Burma e na Tailândia.

Uma medicina alternativa que foi introduzida no ocidente nos últimos anos tem prestígio e popularidade em expansão. No contexto ocidental o ayurveda é um sistema naturopático e é provavelmente a mais completa de todas as formas de medicina naturopática em escala mundial.

Próximo

Fotos

Referências:

Referências:

Ayurveda - A Ciência da Autocura, por Dr. Vasant Lad, editora Ground.
Ayurveda - A Medicina Indiana que Promove a Saúde Integral, por Dra. Vinod Verma, editora Nova Era.
Ayurveda - Saúde e Longevidade, por Dr. Danilo Maciel Carneiro, editora UFG.
 

Compartilhe
 

Redes Sociais