Publicada em 28/01/2019 às 00h00. Atualizada em 29/01/2019 às 18h28

Curtindo a praia e o verão? Conheça algumas opções de esportes para praticar ao ar livre.

Frescobol, corrida, natação estão entre algumas opções. Conheça cada uma delas e seus benefícios. É hora de aproveitar para fazer aquela malhação ao ar livre.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

O verão chegou e, com ele, a vontade de aproveitar horas ao ar livre e variar um pouco a rotina. Praticar esportes na praia evita que você passe muito tempo em academias e proporciona momentos de lazer, ajuda no desempenho do seu corpo e, mais importante, faz bem à sua saúde. 

Confira a lista de algumas opções que podem ser praticadas, mas não esqueça: busque sempre orientação de um profissional de educação física para avaliação e prescrição de exercício. Todo esporte oferece risco de lesões. Esportes praticados na areia, por exemplo, apesar de contribuírem com o trabalho proprioceptivo, podem gerar lesões devido ao aumento de instabilidade de coluna, quadril, joelho e tornozelo. Já esportes que envolvem ação do ombro, como o frescobol e o vôlei, podem ocasionar lesões, sobretudo, no manguito rotador - articulação formada por um conjunto de quatro músculos responsáveis pelo movimento e estabilidade do ombro.

Cabe destacar que atletas de verão podem sofrer ainda com riscos cardiovasculares, principalmente aqueles que não praticam nenhuma atividade física durante o ano. Procure sempre orientação profissional.

Corridas e caminhadas

Caminhar ou correr na praia são ótimas pedidas. Além de uma excelente atividade física, a pessoa desfruta de belas paisagens e pode aproveitar para dar um mergulho. Os benefícios da modalidade incluem melhora da capacidade respiratória, do condicionamento cardíaco, do fortalecimento das pernas e emagrecimento. No entanto, correr na areia fofa exige mais esforço para tirar o pé da areia e para manter o ritmo, por isso, tal modalidade não está indicada para sedentários e exige certos cuidados.

Frescobol

Quem nunca foi à praia e viu pessoas jogando frescobol? O esporte precisa apenas de duas pessoas, uma bola e raquetes. O objetivo é jogar a bola de um lado para o outro, sem deixar ela cair.  Além de ser um dos esportes mais populares na praia, o frescobol é uma ótima opção para movimentar o corpo todo: trabalha braços, cordenação motora, fortalece coxas e panturrilhas, abdômen etc.

Stand up Paddle

Essa modalidade é bastante popular em Salvador, com aluguel de pranchas, remos e aulas para iniciantes em diversas praias da cidade. O “remo em pé” é um surfe em que a pessoa fica em pé, posição vertical, na prancha e se locomove através de um remo. Também é possível pegar ondas, embora seja mais comum ver as pessoas à deriva, em marés mais baixas. O stand up paddle também é uma excelente forma de trabalhar todo o corpo, estimulando, especialmente, o equilíbrio e o desenvolvimento muscular.

Futebol ou vôlei de areia

Dois dos esportes mais populares do Brasil podem ser praticados também nas praias. Para quem já tem o costume de praticar essas atividades, a variação de ambiente pode ser um atrativo. As regras não mudam muito, a diferença está apenas na forma de jogar e no ambiente muito mais agradável e relaxante. Os dois esportes praticados na areia aumentam a resistência muscular, principalmente dos membros inferiores e ainda proporciona trabalho aeróbico pela movimentação constante.  A areia da praia traz um componente de instabilidade e absorção de impacto que pode ser interessante para quem precisa desenvolver a propriocepção.

Natação

Um dos exercícios mais completos para o desenvolvimento do corpo pode, obviamente, ser praticado nas águas do mar. A natação no mar tem diferenças básicas se for comparada com a que é realizada na piscina: é contínua, não possui viradas e seu movimento é 100% cíclico – sem interrupções. Vale levar em conta a influência da correnteza, temperatura da água, navegação, do vento, etc. A natação no mar em comparação com a realizada em piscinas exige um pouco mais da respiração e dos músculos.

Mergulho

O mergulho praticado no mar pode ser muito divertido. Além de conseguir explorar o ambiente, o contato com peixes e outras espécies é encantador. Pode ser feito de maneira bem simples, no raso, ou até em maiores profundidades, com o auxílio de equipamentos.  Essa é uma atividade relaxante, pode-se sentir a maravilhosa combinação entre quietude de espírito  e treino físico. 

Surf

O surfe é o esporte mais popular praticado no mar. Para praticar, é preciso se equilibrar em uma prancha e deslizar sobre as ondas. Essa modalidade ajuda a desenvolver o equilíbrio, a coordenação motora, estimula o desenvolvimento da atividade cerebral, tonifica o corpo, queima calorias e, com contato direto com a natureza, ainda é capaz de reduzir o estresse. Surfar exige prática e experiência, mas nunca é tarde para aprender a pegar ondas.

Compartilhe

Saiba Mais

     

    Redes Sociais