Publicada em 20/09/2011 às 14h11. Atualizada em 21/09/2011 às 22h39

Dieta das proteínas, do tipo sanguíneo, da sopa, dos pontos, das frutas, da lua.....enfim, qual será a da temporada?! E você, já escolheu a sua?

São várias as opções de cardápios prontos nas revistas falando sobre saúde, mas será que elas atendem a todas as suas necessidades nutricionais e ainda por cima leva em conta seu hábito alimentar?

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
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Como se calcula as necessidades nutricionais de um indivíduo? Leva-se em conta o sexo, a idade, o tipo de atividade exercida durante o dia e a atividade física. Depois disso, são analisados os hábitos alimentares de cada indivíduo, assim como horários, renda, acesso aos alimentos, entre outros.
Essas promessas podem levar a um prejuízo maior. Veja porque:

Dieta da Sopa

Aparentemente pode ser uma boa opção pelo fato de ser composta de legumes e verduras, além de ficar com um valor calórico baixo, dependendo dos ingredientes escolhidos. Em alguns casos, acrescentam-se chás e algumas frutas nas pequenas refeições. Dependendo da força de vontade, a pessoa pode ficar alguns dias tomando sopa de manhã, à tarde e à noite, mas 15 dias, 1 mês?! Sensação de cansaço e dor de cabeça são sintomas de que seu organismo não está achando a dieta da sopa uma boa ideia. Mesmo acrescentando carne e variando os vegetais, as sopas costumam ficar com percentuais reduzidos de proteína e de energia frente às necessidades diárias de uma pessoa. Adolescentes e jovens, ainda em fase de desenvolvimento, devem evitar esse tipo de dieta para que não ocorra nenhuma deficiência ou déficit alimentar.

Um resultado aparentemente positivo, logo de inicio, pode ser simplesmente a perda de água e não a queima das gordurinhas estocadas e, quando retornam os velhos hábitos alimentares, recuperam-se os quilinhos perdidos e acrescentam alguns, proporcionando assim o "efeito sanfona".

Dieta das Proteínas

A famosa dieta do Dr. Atkins! Aqui toda fonte de proteína é bem-vinda mesmo que seja recheada de gordura saturada, pois o objetivo está na restrição dos carboidratos. Vários estudos relacionam o consumo de gorduras saturadas com o surgimento de doenças cardiovasculares e a forte presença desse tipo de gordura na dieta da proteína torna-se um grande problema, ainda mais por não ter a publicação de estudos científicos analisando os efeitos do uso da dieta a longo prazo. Para portadores de doenças renais, esse tipo de dieta torna-se totalmente contraindicado.

Dieta do tipo sanguíneo

Outra proposta com ausência de evidência científica. Sua filosofia baseia-se na hipótese de que cada tipo sanguíneo determinaria restrições a um tipo de alimento e o incentivo ao consumo de outros. O fato de eliminar alguns alimentos do cardápio em um primeiro momento poderia até proporcionar uma perda de peso, mas também provocar a deficiência de algum nutriente.

Dieta dos Pontos

Nessa dieta, cada alimento possui uma determinada quantia de pontos de acordo com seu valor calórico e o objetivo do paciente é consumir uma determinada quantidade de calorias correspondente a um somatório de pontos no final do dia. Como a quantidade de calorias é previamente estabelecida, a dieta poderá não atender às necessidades específicas do paciente. Lembra do início deste texto onde foi dito que, para o cálculo nutricional devemos levar em conta o sexo + idade + atividade exercida durante o dia + atividade física?! Como uma dieta pré-estabelecida irá contemplar todos esses itens?! Outro detalhe: Caso os pontos escolhidos priorizem o consumo de carboidratos como pães, massas, biscoitos em um determinado período do dia, isso pode gerar um risco muito grande para pacientes portadores de diabetes que necessitam de um cardápio equilibrado para manter o controle da glicemia ao longo do dia. Além disso, essa dieta não leva em consideração a qualidade nutricional dos alimentos.

Bom, se você ainda está na dúvida sobre qual decisão tomar, pense no seguinte:

- Preciso de ajuda profissional! Procure um nutricionista. Esse é o profissional mais preparado para elaborar um esquema alimentar específico para suas necessidades e, ainda por cima, levando em conta seus hábitos alimentares;

- Inclua na sua rotina todos os grupos alimentares e procure ter um equilíbrio entre eles. Ah! Aposte na variedade! Pense no seguinte: cada cor, seja de legumes, verduras ou frutas, possui vitaminas e minerais diferentes;

- Jogue fora seu PRECONCEITO! Diversifique seu paladar!

- Inclua a prática regular de atividade física para aumentar seu gasto calórico!!

Quer saber mais? Envia suas perguntas para o nosso Fale Conosco!

Referências:

Referências:


Avaliação de utilização de dietas da moda por pacientes de um ambulatório de especialidades em nutrição e suas implicações no metabolismo.

Avaliação da adequação nutricional das dietas para emagrecimento veiculadas pela internet.A adequação nutricional das dietas para emagrecimento veiculadas p
Adequação nutricional das dietas para emagrecimento veiculadas pela internet.

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