Publicada em 11/12/2012 às 00h00.

Frutas: Mitos e Verdades

A nutricionista Carolina Cunha de Oliveira esclarece dúvidas frequentes sobre frutas bastante consumidas pelos brasileiros. Confira!

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Além de serem extremamente saborosas, as frutas são excelentes fontes de nutrientes, ricas em vitaminas e minerais, essenciais para o funcionamento do organismo. São também fontes de fibras que colaboram no controle glicêmico e ajudam ao funcionamento do intestino. Além disso, as frutas contêm uma variedade de substâncias bioativas, como polifenóis e carotenóides, reconhecidas principalmente pelo efeito antioxidante, ajudando o organismo a combater os radicais livres e a prevenir o envelhecimento precoce.



Por serem saudáveis, as frutas podem ser consumidas à vontade.

Mito. Assim como outros alimentos, existem algumas frutas que são mais calóricas do que outras (ex.: abacate, manga, banana etc) e, por isso, devem ser consumidas sem exagero. 

A melancia deve ser consumida com moderação, pois atrapalha a digestão.

Mito. A ideia de que a melancia é uma fruta indigesta vem de sua composição. As fibras insolúveis presentes na sua polpa têm a propriedade de aumentar os movimentos intestinais, dando a sensação de que a digestão é complicada. 

Limão “afina” o sangue.

Mito. Não existe qualquer tipo de relação entre o limão e “afinar” o sangue.

O abacate não deve ser consumido com frequência, pois é uma fruta gordurosa.

Verdade. O abacate é uma fruta que tem, em sua composição, grande quantidade de gordura, por isso é necessário o consumo moderado.

A banana previne câimbras.

Verdade. A câimbra é consequência, entre outros fatores, da deficiência de potássio. A banana é rica em potássio, por isso, deve ser consumida como forma de sua prevenção. 

"A câimbra é consequência, entre outros fatores, da deficiência de potássio. A banana é rica em potássio, por isso, deve ser consumida como forma de sua prevenção". 



O consumo de uva ajuda a prevenir problemas cardíacos.

Verdade. A uva, especialmente a roxa, contém substância antioxidante, os flavonóides, que impedem a oxidação do colesterol, prevenindo assim o desenvolvimento de aterosclerose. Além disso, contém a substância resveratrol que previne doenças cardiovasculares.

A carambola não é indicada para pacientes com problemas renais.

Verdade. A carambola contém uma toxina natural que não é filtrada pelos rins dos pacientes renais, levando ao acúmulo no organismo e atingindo o cérebro, podendo levar à morte do indivíduo.

"A carambola contém uma toxina natural que não é filtrada pelos rins dos pacientes renais, levando ao acúmulo no organismo e atingindo o cérebro, podendo levar à morte do indivíduo".



Pessoas com gastrite devem evitar consumir frutas cítricas.

Parcialmente verdade. O pH do estômago é mais ácido do que o das frutas cítricas. No entanto, algumas pessoas com gastrite sentem desconforto estomacal ao consumir algumas frutas. Por isso, depende da tolerância de cada indivíduo o consumo de frutas cítricas, quando se tem gastrite.

Comer abacaxi ajuda a queimar gorduras.

Mito. O sucesso do abacaxi deve-se à presença da bromelina, uma enzima que auxilia na digestão de gorduras e proteínas e, portanto, favorece a digestão dos alimentos.

Quem tem prisão de ventre deve investir no consumo de mamão e ameixa.

Verdade. Mamão e ameixa são frutas ricas em fibras, as quais são capazes de absorver água e acelerar o trânsito intestinal.

O consumo de uma maça por dia combate os radicais livres previne o envelhecimento precoce.

Verdade. A maçã, assim como as demais frutas, possuem vitaminas antioxidantes e substâncias (flavonóides e polifenóis) que combatem os radicais livres. Além disso, a maçã contém elevado teor de pectina, cujos estudos têm revelado efeitos importantes contra os radicais livres. 

Compartilhe
Serviços Gratuitos
  • Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana - ADAB
    Tel.: (71) 3276 8200
    Av. D. João VI, 275, Brotas, Salvador, Bahia, CEP. 40.290-000
  • Centro de Estudos e Atendimento Dietoterápico - Cead
    Universidade do Estado da Bahia - UNEB
    Tel.: 71 3117-2200, Rua Silveira Martins, 2555, Cabula,Salvador,Bahia, CEP: 41.195.001
  • Consultório Dietético
    Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia
    Tel.: (71) 3283-7714 / 7700
    Av. Araújo Pinho, nº32, Canela, Salvador, Bahia
 

Redes Sociais