Publicada em 01/04/2013 às 00h00. Atualizada em 01/04/2013 às 02h41

Lifting Facial: a mais moderna fonte da juventude

Resultados sem o aspecto artificial deixam pacientes com a aparência rejuvenescida.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Muito procurada por mulheres e homens insatisfeitos com a aparência envelhecida, a ritidoplastia ou, como é mais conhecida, lifting facial é uma cirurgia plástica que vem alcançando resultados cada vez mais próximos da naturalidade. Mas os candidatos devem ter cuidado para não exagerar e os cirurgiões não devem deixar o bom senso de lado. É o que alerta o cirurgião plástico, Dr. Victor Pochat, em entrevista ao iSaúde Bahia. Acompanhe.

iSaúde Bahia - O que é o lifting? Para que é indicado?

Dr. Victor Pochat
 - O lifting facial ou ritidoplastia é a cirurgia plástica da face. É indicada para o rejuvenescimento facial, abordando os tecidos mais profundos (músculo e gordura) e mais superficiais (pele). 

iSB - Quais resultados reais o paciente deve esperar desse procedimento? 

Dr. Victor Pochat
 - Os resultados do lifting facial moderno permitem um rejuvenescimento sem o aspecto artificial outrora visto. Com o reposicionamento das estruturas profundas (músculos e ligamentos que ficaram frouxos devido ao envelhecimento e gravidade), restauração do volume (lipoaspiração ou lipoenxertia, de acordo com cada situação e localização) e tração leve da pele, é possível obter resultados naturais de rejuvenescimento e também de embelezamento dos candidatos a esse procedimento.



iSB - O aspecto das pálpebras cansadas, as papadas, as bolsas abaixo dos olhos e as bochechas caídas pode ser suavizado com esse procedimento?

Dr. Victor Pochat
 - A cirurgia das pálpebras pode ser realizada simultaneamente ou em momento distinto. A blefaroplastia permite a correção do excesso de pele (que dá o aspecto de cansaço) e do excesso de gordura e flacidez das estruturas internas da pálpebra (que causa o inchaço abaixo dos olhos). As papadas (excesso de gordura no pescoço acompanhada ou não de flacidez de pele) podem ser tratadas com lipoaspiração em casos leves e com a própria ritidoplastia em casos de flacidez do pescoço. Quanto às bochechas, estas se beneficiam muito da suspensão muscular realizada durante uma ritidoplastia moderna, principalmente quando associada ao preenchimento com gordura do próprio organismo.

"Quanto às bochechas, estas se beneficiam muito da suspensão muscular realizada durante uma ritidoplastia moderna, principalmente quando associada ao preenchimento com gordura do próprio organismo".



iSB - Por que muitos, principalmente as mulheres, relacionam a ritidoplastia com o rejuvenescimento?

Dr. Victor Pochat
 - Esse pensamento está correto, pois o principal objetivo dessa cirurgia é o rejuvenescimento. Para modificar feições, o uso de preenchimentos (gordura, ácido hialurónico) e aloplásticos (prótese de mento) podem estar indicados, sempre com bom senso, para evitar resultados artificiais.

iSB - Quem pode realizar esse procedimento?
  
Dr. Victor Pochat
 - Os candidatos para esse tipo de procedimento são homens e mulheres saudáveis, que sintam que sua aparência não está de acordo com sua idade biológica. Nos últimos anos, tornou-se comum a procura de pacientes cada vez mais jovens, pois com a boa alimentação e atividades físicas, é possível manter o corpo mais torneado; entretanto, conter o envelhecimento facial é mais complicado (a maioria dos procedimentos dermatológicos estéticos atua na pele, e não nos tecidos mais profundos).

iSB - Quais os principais cuidados do pré-operatório?

Dr. Victor Pochat
 - O candidato a esse procedimento não deve preferencialmente ser fumante. Em caso de fumantes, devem interromper completamente o tabagismo por, no mínimo, um mês. Exames laboratoriais e cardiológicos de rotina também são solicitados. 

iSB - Como é realizada a cirurgia?

Dr. Victor Pochat
 - A ritidoplastia pode ser realizada sob anestesia geral ou sedação com anestesia local, a depender da preferência do cirurgião e do paciente e da extensão do procedimento. As cicatrizes são deixadas em regiões escondidas, em dobras da orelha e dentro do couro cabeludo, permitindo disfarce logo após 15 dias de cirurgia. A cirurgia aborda essencialmente os planos profundos, remodelando a face. Ao final, remove-se apenas a quantidade em excesso de pele, evitando-se assim resultados artificiais, como o de boca esticada, olhos repuxados etc.

iSB - Como é o pós-operatório?

Dr. Victor Pochat
 - No pós-operatório, utilizamos um curativo (como um capacete) imediatamente após a cirurgia, e o paciente já recebe alta sem curativo e com óculos escuros. A indicação do uso de um dreno depende de cada caso. Embora haja edema (inchaço) e equimose (manchas roxas), o paciente não experimenta dor, pois normalmente os procedimentos faciais não causam dor. O inchaço regride em maior grau nas  três primeiras semanas, sendo que existe um inchaço residual que pode durar alguns meses (normalmente não é notado por outras pessoas). 

iSB - Temos casos de atores, cantores (como Elza Soares) que ficaram com suas feições extremamente alteradas com a realização do lifting de face. Por que isso ocorre?

Dr. Victor Pochat -
 Isso ocorre devido ao exagero, tanto por parte dos pacientes (que desejam ficar com aparência não natural) quanto de cirurgiões que cedem aos seus pedidos, deixando o bom senso de lado. O excesso na tração da pele, deixando o aspecto de pele “esticada”, e a injeção de substâncias não absorvíveis (como PMMA / metacrilato) em lábios e outras regiões do rosto deixam rostos com o aspecto de operado (artificial) e, muitas vezes, sem possibilidade de reparo. Por isso, a escolha deverá ser por um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

iSB - Existe uma maneira de prevenir as bolsas abaixo dos olhos, as pálpebras cansadas e outras marcas do envelhecimento?

Dr. Victor Pochat - Algumas características faciais podem ser hereditárias, como o dermatocalázio palpebal (excesso de pele e bolsas palpebrais) precoce. Nessas situações, maquiagens podem ajudar no disfarce, porém somente a plástica palpebral irá proporcionar um bom resultado estético definitivo. Para evitar o aparecimento e piora das rugas faciais, deve-se utilizar filtro solar diariamente e evitar exposição solar e tabagismo. Os dermatologistas dispõem de vários tipos de cremes e substâncias capazes de evitar e amenizar as rugas. O botox e as substâncias de preenchimento (sempre absorvíveis) também são importantes nesse aspecto. O que deve ser lembrado é que a busca deverá ser sempre por resultados naturais.

Compartilhe
 

Redes Sociais