Publicada em 05/11/2012 às 00h00.

Sabia que aquele rapaz "malhadão" da academia pode sofrer de Vigorexia? E você sabe o que é isso?

Dra.Mirella Losápio explica como ocorre esse transtorno caracterizado pelo excesso de cuidados com o corpo e com a alimentação.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Também chamada de dismorfia muscular e de anorexia nervosa reversa, a vigorexia é um subtipo de transtorno dismórfico corporal, aquele transtorno em que há uma distorção na maneira como o indivíduo vê uma parte de seu corpo.

"Indivíduos com vigorexia são pessoas que, mesmo fortes fisicamente, ao olharem a sua imagem em espelhos veem-se como fracos, ou seja, apresentam uma distorção na autoimagem".

Indivíduos com vigorexia são pessoas que, mesmo fortes fisicamente, ao olharem a sua imagem em espelhos veem-se como fracos, ou seja, apresentam uma distorção na autoimagem. Preocupam-se excessivamente com sua massa muscular, o que os leva ao excesso no levantamento de peso, à prática de dietas hiperprotéicas, hiperglicídicas e hipolipídicas e ao uso indiscriminado de suplementos protéicos e de esteroides anabolizantes.

Muitos pessoas com vigorexia não praticam atividades aeróbicas, por medo de perder massa muscular, em geral, evitam exposição de seus corpos em público, pois sentem vergonha e chegam a vestir mais de uma camada de roupa para evitar exposição do corpo. Sofrem também influência da cultura e da sociedade, principalmente através da mídia, que exibe um padrão rígido de referência de corpo ideal.

A população mais afetada é a de homens de 18 a 35 anos, mas também pode ocorrer em mulheres. Atletas constituem um grupo de risco para vigorexia.

A prática exagerada de exercícios físicos, como em frequentadores assíduos de academias, ocorre com o objetivo de buscar um corpo perfeito. Essas pessoas tornam-se perfeccionistas e obsessivas pelo exercício físico e tendem a olhar repetidamente para o espelho.

" Essas pessoas tornam-se perfeccionistas e obsessivas pelo exercício físico e tendem a olhar repetidamente para o espelho".



Pessoas com vigorexia têm maiores taxas de transtornos do humor, de ansiedade e de alimentação ao longo da vida.

Da mesma forma como ocorre nos transtornos alimentares, os indivíduos com vigorexia dificilmente procuram tratamento, por medo de perda da massa muscular. Caso faça uso de anabolizantes, deve interrompê-lo imediatamente. Ainda não há um tratamento preconizado para esse distúrbio, em geral, o psiquiatra trata os sintomas proeminentes. O tratamento psicoterápico é direcionado para a percepção da imagem corporal, encorajar uma vida mais saudável e enfrentar a aversão de expor o corpo.


Como identificar um indivíduo com vigorexia?

 1- Apresentam massa muscular considerável para serem classificados como fortes, mas se veem como fracos;

2- Gastam tempo excessivo fazendo ginástica (levantamento de peso, para ganho de massa muscular);

3- Comentam que o próprio corpo tem pouca massa muscular, mesmo passando a maior parte do tempo livre fazendo musculação;

4- Mesmo quando doentes, não deixam de fazer exercícios físicos;

5- Ficam bastante ansiosos se impossibilitados de fazer exercícios físicos;

6- Ao contrário da maioria das pessoas que fazem ginástica, o indivíduo com vigorexia usa muita roupa, para que ninguém veja o seu corpo;

7- Comparam-se muito aos outros, principalmente em relação à massa muscular;

8- Frequentemente olham-se no espelho. Parecem muito vaidosos;

9- Comem principalmente proteína e evitam comer carboidrato;

10- Preocupam-se bastante com a quantidade de gordura corporal que possuem.

Compartilhe
Serviços Gratuitos
  • SEPSI - Serviço de Psicologia
    Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Tel.: (71)3276-8259
    Av. Dom João VI, nº 275, Brotas, Salvador, Bahia CEP: 40290-000
  • NEPPSI - Núcleo De Estudos E Práticas Psicológicas
    Universidade Salvador
    Tel.: (71) 3330-4612 / 4662
    Rua Ponciano de Oliveira, 126, Rio Vermelho, Salvador, Bahia, CEP 41.950-275
  • Serviço de Psicologia - Faculdade Ruy Barbosa
    Tel.: (71) 3205-1745
    Rua Theodomiro Batista, 422, Rio Vermelho, Salvador,Bahia
 

Redes Sociais