Publicada em 31/10/2011 às 14h44. Atualizada em 18/01/2012 às 22h58

Você sabe o que é o Core? Exercitá-lo ajuda a fortalecer a coluna

Descubra os benefícios de atividades físicas que prometem saúde, beleza, bem-estar e equilíbrio ao corpo.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
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Os exercícios físicos são de extrema importância para o bem-estar. Foi-se o tempo em que o único motivo para praticá-los era exibir os músculos definidos durante o verão baiano ou sair por aí esbanjando a barriga sarada e definida. As pessoas perceberam que fazer atividades físicas significa cuidar da saúde e estão, cada vez mais, em busca de modalidades que proporcionem não apenas boa forma, mas também qualidade de vida e bem-estar.

Uma das principais novidades dos últimos anos é o exercício funcional do core, prática que vem conquistando adeptos em todas as partes do estado. Trata-se de uma modalidade de exercício que tem como princípio fundamental o estímulo contínuo de 29 músculos localizados na região do abdômen. O interesse nessa área do corpo se dá por um único motivo: os músculos ali situados são fundamentais para a estabilização e fortalecimento da coluna vertebral, aquela moça responsável pela sustentação do nosso corpo.

Imagine que somos um edifício de quarenta andares. Para ficarmos de pé precisamos de um material com ótima qualidade e que seja capaz de fortificar toda a estrutura da construção ou, com uma simples ventania, vamos ao chão sem dó nem piedade. A função dos músculos que compõem o core é, justamente, manter em equilíbrio o corpo humano, que é sustentado pela coluna. Treiná-lo significa garantir nossa resistência contra qualquer mal, por isso, uma vez bem preparado, teremos um melhor controle corporal.
Fortificar o core significa estar atento à funcionalidade dos movimentos de nosso corpo. Os ganhos para quem pratica essa modalidade são evidentes: agilidade, massa muscular e mais saúde, benefícios que fazem bem para todos, não importa a idade. 

Os exercícios exigem flexibilidade e força, habilidades que são treinadas de modo associado. São dinâmicos e com mais tarefas do que esforços físicos mais mecânicos. Por exemplo, enquanto a musculação se preocupa com a força do indivíduo e o ganho de massa muscular a partir do estímulo de músculos das pernas e braços, o core tem por finalidade agir sobre a locomoção motora, melhorando o desempenho dos movimentos. O ideal é combinar as duas atividades físicas, porém, se o foco for apenas o core, os resultados adquiridos também podem ser bastante interessantes.

Qual a vantagem disso tudo?

Como já fizemos questão de ressaltar, os exercícios funcionais do core trazem uma série de benefícios para quem os pratica. O corpo inteiro fica mais coordenado e isso culmina em um menor risco de lesões no quadril, joelho, tornozelo e, principalmente, na coluna. A prática previne e atenua dores nas costas e resulta em uma melhor postura, algo importante quando se pensa na associação entre saúde e estética. Além disso, as atividades físicas auxiliam na distribuição da força no corpo, facilitando a prática de atividades como andar e correr.

O treinamento funcional do core não serve apenas para deixar o corpo protegido das lesões: ele também se revela um ótimo método para colocar o corpo todo em forma, reduzir medidas, ajudar na perda de peso e melhorar a saúde como um todo. De quebra, você ainda perde 700 calorias em uma série de esforços físicos de uma hora.

Exercício e saúde


Os instrumentos utilizados para os exercícios do core são curiosos e alguns deles são inspirados em materiais utilizados por gladiadores da Roma Antiga.  O treino envolve práticas que desenvolvem a força e incluem a utilização de bolas medicinais, plataformas de equilíbrio, alongamentos e exercícios de pilates. A kettlebell, por exemplo, é um aparelho semelhante a uma bolsa de ferro com uma bola acoplada, algo parecido com o martelo usado em arremessos olímpicos, sem a corrente. Há ainda os elásticos que são usados como faixas para os pés ou para as mãos. Eles são um recurso importante principalmente nos exercícios que trabalham o equilíbrio
A academia é um espaço onde vamos encontrar profissionais especializados para programar essas atividades. Mas, como nem todos têm acesso, seja por motivos financeiros, tempo, dentre outras questões, é importante esclarecer que a prática de exercícios não é algo complicado e nem requer intervenção profissional tão sistemática como ocorre nas academias. 

O esforço físico é natural ao ser humano e deve ser realizado com o objetivo de melhorar o funcionamento corporal. Todos devem praticar exercícios que nos ajudem, de alguma forma, no controle do peso corporal, que melhorem nossa flexibilidade, força, resistência muscular, condicionamento cardiorrespiratório e que promovam uma melhor saúde mental. Nenhuma modalidade de exercícios, especialmente o core, é completa ou atende a todos os fins, por isso, é fundamental realizar diversas formas de atividades físicas, como caminhada, alongamentos, corrida, dentre outros.
  

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  • Educação Física na Bahiana - Unidade Acadêmica Brotas
    Tel:.71. 3276-8265
    Av. D. João VI, 275 - Brotas
 

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