Publicada em 10/07/2017 às 00h00. Atualizada em 10/07/2017 às 15h37

Você sabia que a acupuntura pode ajudar na recuperação muscular?

Dr. Walter Viterbo explica como essa prática terapêutica está sendo adotada no meio esportivo.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

A acupuntura é uma terapêutica milenar que utiliza agulhas, moxas e outros instrumentos. Essas ações estimulam o cérebro a produzir substâncias químicas no organismo com efeito analgésico e/ou anti-inflamatório e, assim, aliviar dor e outros sintomas decorrentes de determinadas doenças.

A denominação acupuntura é atribuída a um jesuíta europeu no século XVII que adaptou os termos chineses Zhen Jiu, juntando as palavras latinas Acum (que significa agulha) e Punctum (picada ou punção). 

A acupuntura é um método terapêutico antigo, utilizado há aproximadamente 5.000 anos no Oriente. Foi criada na China, sendo mais tarde incorporada ao arsenal terapêutico da Medicina em outros países orientais como o Japão, Coréia e Vietnã.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lista mais de 40 doenças para as quais a acupuntura é indicada.  Para os chineses tradicionais existem cerca de 300 doenças tratáveis por acupuntura, entre elas, sinusite, rinite, resfriado, faringite, amigdalite aguda, zumbido, dor no peito, palpitações, enfizema, bronquite crônica, asma brônquica, alterações menstruais, cólica menstrual, lombalgia durante a gravidez, ansiedade, depressão, insônia, mal-estar provocado pela quimioterapia, dores associadas com o câncer, tendinites, fibromialgia, dores pós-cirúrgicas, síndrome complexa de dor regional, dermatites, gastrite, úlcera gástrica, úlcera duodenal, colites, diarreia, constipação, cefaleias, enxaqueca, paralisia facial, sequelas de acidente vascular cerebral, lombalgia, ciatalgia, artrose, artrite, entre tantas outras.

"A Organização Mundial da Saúde (OMS) lista mais de 40 doenças para as quais a acupuntura é indicada.  Para os chineses tradicionais existem cerca de 300 doenças tratáveis por acupuntura..."


 
Acupuntura no Brasil 

Não há um relato fidedigno de quando a acupuntura começou a ser aplicada em atletas no Brasil, porém há referências de que, desde a década de 1970, já se fazia uso dela na recuperação de atletas no país. 

"A acupuntura pode ser utilizada para a recuperação muscular, prevenir e tratar lesões e alívio da dor em atletas". 


 
A acupuntura pode ser utilizada para a recuperação muscular, prevenir e tratar lesões e alívio da dor em atletas. Ela pode ser bem auxiliada através de um aparelho que tem características elétricas semelhantes ao TENS, técnica  conhecida como eletroacupuntura e produz correntes elétricas que são acopladas na agulha de acupuntura e vão funcionar, tanto com ação local estimulando a regeneração celular como também em nível central, pois também vão impulsionar o cérebro a produzir neurotransmissores que atuam no papel de resposta à inflamação e à dor, destacando-se, entre eles, a dinofirnas e encefalinas.
 
O tratamento com acupuntura é uma técnica que visa estimular a melhora da lesão de duas formas, uma localmente, ou seja, colocando as agulhas na lesão,  provocando uma modificação das células afetadas e uma aceleração na regeneração desses tecidos. A outra é o estímulo na pele que vai chegar até o cérebro que produzirá substâncias que inibem a dor e melhoram a inflamação. A depender do grau de lesão, o paciente/atleta poderá ou não afastar-se das suas atividades.
 
Tipos de acupuntura 

As técnicas variam desde o agulhamento seco, somente com agulhas de acupuntura, à utilização de eletroterapia como já citado, a moxa que é um bastão de artemísia (planta), aquecido e tem um grande efeito anti-inflamatório, e as técnicas de algologia (clínica da dor) que vão desde medicações até a infiltração de anestésico local com ou sem corticóides na lesão.

Atletas que aderiram à acupuntura

O atleta do Santos, Neymar recentemente apareceu no noticiário utilizando acupuntura para tratamento de dores musculares, o ex-lateral esquerdo da seleção brasileira Roberto Carlos ao chegar ao Corinthians foi tratado com acupuntura para evitar uma sobrecarga e minimizar o risco de uma lesão.

A mesma técnica foi usada por Ronaldo Fenômeno quando se recuperava da última grave lesão no joelho.  Carlos Alberto, do Vasco, também utilizou a técnica para se recuperar de uma tendinite no joelho direito, assim como o meia do Bayern de Munique, Robben, que atuou na seleção da Holanda na Copa do Mundo e muitos outros atuantes em de diversos esportes.

Compartilhe
Serviços Gratuitos
  • Ambulatório de Acupuntura - Clínica da Dor
    Hospital Universitário Prof. Edgar Santos
    Tel: (71) 3283-8000
    Rua Augusto Viana S/N, Canela, Salvador, Bahia, Cep 40.110-060
  • Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana - ADAB
    Tel.: (71) 3276 8200
    Av. D. João VI, 275, Brotas, Salvador, Bahia, CEP. 40.290-000
 

Redes Sociais