Publicada em 29/12/2011 às 09h45.

O ensino do Ayurveda

Ensinado em várias universidades e hospitais, o método é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

“...recentemente abriram muitas escolas de ayurveda na Índia e no ocidente em sua grande maioria, funcionando em sua capacidade total”.

O ayurveda como prática médica é ensinada na Índia em várias universidades e hospitais ayurvédicos. Reconhecido como sistema de saúde pela Organização Mundial da Saúde, recentemente abriram muitas escolas de ayurveda na Índia e no ocidente em sua grande maioria, funcionando em sua capacidade total. Nas universidades indianas que lecionam ayurveda segundo o “The Department of Ayurveda, Yoga & Naturopathy, Unani, Siddha and Homoeopathy” (AYUSH) o curso, dura em média de cinco a seis anos. Muitas escolas na Índia começaram a ensinar o ayurveda em língua inglesa e através de cursos mais curtos para os ocidentais. Não é fácil para um estrangeiro estudar de forma tradicional o ayurveda na Índia ou em escolas que seguem seu formato tradicional no ocidente, pois a forma de ensino é bem diferente. No Brasil, existem cursos de capacitação, como por exemplo, os oferecidos pela Associação Brasileira de Ayurveda  (ABRA).

O ayurveda não é somente um sistema médico que trata o corpo físico, incluem também a psicologia e a espiritualidade.  Fazem parte de um sistema holístico de saúde que considera o paciente como um todo. 


Apesar de o ayurveda enfatizar a validade dos métodos espirituais e da meditação, pode ser aplicado em um plano puramente psicólogo e físico, mas, no entanto, isso permitirá a compreensão total do sistema.

Ayurveda e os profissionais de saúde    

O ayurveda pode ressaltar a prática dos médicos, acupunturistas, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, professores do yoga, nutricionistas, terapeutas, massoterapeutas e outros praticantes da saúde. A abordagem holística e constitucional do ayurveda acrescenta muito e dá profundidade a qualquer prática médica ou sistema de saúde existente. Com uma mudança alimentar e estilo de vida de acordo com os princípios naturais e holísticos como do ayurveda, muitas condições de enfermidades poderão ser curadas.

Reconheçamos que nossa saúde não pode se separar do que comemos, do que fazemos ou do que pensamos. O ayurveda nos dá um sistema de compreender as energias e qualidades postas em movimento por nossa prática de vida diária, de maneira que podemos usá-la para prevenir os desequilíbrios que causam as enfermidades. Saúde é a ausência de doenças físicas e mentais.

Anterior

Curiosidades

Fotos

Compartilhe
 

Redes Sociais