Publicada em 11/06/2019 às 16h00. Atualizada em 11/06/2019 às 16h19

O que é análise bioenergética e como ela pode te ajudar?

Entenda como funciona essa terapia que busca a integração do corpo físico com o emocional.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Cada vez mais os tratamentos de saúde têm buscado a integração entre mente e corpo tanto como caminho de prevenção de doenças, como tratamento para problemas físicos. Nessa diretriz, surge a análise bioenergética, recurso terapêutico que “promove o reencontro da pessoa com seu corpo e a auxilia a sentir e viver a vida na sua forma mais plena e vibrante|, como explica a terapeuta de análise bioenergética Simone Passos. Confira o bate-papo do iSaúde Brasil com ela que é também enfermeira e coordenadora do curso de Enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

iSaúde Brasil - O que podemos entender por "análise bioenergética"? Qual a sua abordagem?

Simone Passos - A Bioenergética é um recurso terapêutico que tem como organizador Alexander Lowen e Wilhelm Reich como percussor.  A análise bioenergética promove o reencontro da pessoa com seu corpo e a auxilia a sentir e viver a vida na sua forma mais plena e vibrante. Uma técnica de abordagem corporal integrativa que integra o corpo físico, emocional e energético. 

iSaúde Brasil - O que o termo "energia" quer representar nesse caso?

Simone Passos - A energia é um conceito plural que está relacionado a infinitos fenômenos da natureza. Na análise bioenergética abordamos a qualidade da energia no corpo e a forma que está distribuída. Através dos exercícios de respiração, de expressão vocal e corporal é possível ampliar e redistribuir a energia pelo corpo. 

iSaúde Brasil - A bioenergética é indicada para quais casos?

Simone Passos - A análise bioenergética é indicada para todas as pessoas, em diversas fases do ciclo de vida, que tenham interesse em entrar em contato com seu próprio corpo, de forma integrada.

iSaúde Brasil - De que forma emoções e sentimentos podem ser refletidos no corpo? Como o corpo torna-se vítima de um episódio de raiva, por exemplo?

Simone Passos - O nosso corpo conta a nossa história de vida. Nele está escrito tudo que vivemos. As emoções e sentimentos são expressos no corpo de diversas formas, desde a distribuição de energia, o tônus muscular, temperatura corporal, movimento e amplitude corporal, entre outros elementos.

Não sei se podemos dizer que o corpo se torna vítima de episódio de raiva, ou como ele reage a um episódio de raiva. Essa resposta dependerá de experiências anteriormente vividas pela pessoa diante de situações de raiva. Algumas pessoas podem inclusive não reagir, por conta de haver reagido anteriormente, principalmente quando crianças, e terem sido severamente repreendidas. 

iSaúde Brasil - Podemos dizer que isso é um efeito do ritmo da contemporaneidade ou sempre agimos dessa forma?

Simone Passos - Como nós somos frutos da nossa história de vida, certamente a forma que as pessoas estão no mundo e como se relacionam com ele, influenciará na nossa forma de lidar com nossas emoções, sentimentos, sensações e nosso próprio corpo. Quanto mais conhecemos sobre nós e sobre nossa história, mais entendemos a razão das escolhas que fazemos. 

iSaúde Brasil - Como é realizada uma sessão de bioenergética? Qualquer pessoa pode fazer?

Simone Passos - As sessões utilizando analise bioenergética podem ser feitas individuais ou em grupo.  Individuais, comumente, acontecem em consultórios, quando o profissional com formação em analise bioenergética utiliza a técnica. 

Em grupo, o mais usual, é utilizar os exercícios da análise bioenergética na condução de grupos corporais, com o intuito de promover o autoconhecimento corporal e integração do corpo físico, emocional e energético. 

iSaúde Brasil - "Você é seu corpo e seu corpo é você, então ele expressa quem você é". Esse seria um entendimento básico de vida. Porém, por que viemos separando mente e corpo?

Simone Passos - Sim, o nosso corpo conta a nossa a história. Muitas vezes, a nossa criação é direcionada para afastar a pessoa do contato com o próprio corpo, por diversas razões, então ao longo do tempo fomos perdendo o contato com o corpo, com as emoções e sentimentos. Muitas vezes, vemos pessoas dizerem para as crianças: “pare de chorar!”, esse é um exemplo de situação que representa uma dissociação com as necessidades daquela criança, naquele momento. O melhor seria acolher e entender as razões pelas quais aquela criança está chorando. 

iSaúde Brasil - Explique-nos o que é "grounding" e a importância de manter os pés no chão.

Simone Passos - Grounding é uma palavra em inglês que significa enraizamento. Estar em grounding é estar enraizado, com os pés no chão, em contato com a realidade, conectado ao seu corpo e tudo que está acontecendo com ele. Quanto maior o contato consigo, menor a possibilidade de se perder nas situações externas que exigem de nós um posicionamento. 

iSaúde Brasil - O terapeuta de bioenergética precisa ser psicólogo? Como se dá sua formação?

Simone Passos - Não é necessário ser psicólogo para ter uma formação em análise bioenergética. É necessário ter uma formação superior. Para ter a formação é necessário buscar um centro que esteja cadastrado ao Instituto Internacional de Analise Bioenergética. O tempo de formação pode variar de 4 a 6 anos.  

Compartilhe

Saiba Mais

     

    Redes Sociais