Publicada em 25/02/2015 às 00h00. Atualizada em 29/03/2016 às 17h15

Qual a diferença entre vírus e bactéria?

Invisíveis a olho nu, eles podem causar graves doenças. Saiba mais!

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Simples, o vírus precisa de um hospedeiro vivo, ou seja, uma planta, um animal ou uma pessoa para ele poder  se multiplicar,  enquanto as bactérias podem crescer  nas superfícies não vivas como no chão ou na pia. 

Se estivéssemos em uma guerra, a bactéria atacaria um pequeno soldado, somente um! Enquanto o vírus atacaria todo o acampamento. Só uma alusão para poder demonstrar  que as bactérias atacam o hospedeiro menor enquanto os vírus atacam em proporção muito maior.

Os dois não são visíveis a olho nu e podem se multiplicar rapidamente em um curto período de tempo, causando, assim, uma série de doenças. Exemplos de doenças causadas pelas bactérias são: tuberculose, cólera, difteria, coqueluche. 

Já os vírus são as doenças que chamamos infecciosas, ou seja, hepatite B, hepatite C e a famosa HIV assim como a gripe, rubéola, herpes, febre amarela que são outros tipos de doenças causadas pelo vírus.

O tratamento adotado para os dois são medicamentos e vacinas junto com acompanhamento médico.

- Os antibióticos combatem vírus ou bactérias? 

Os antibióticos só têm eficácia contra as bactérias.

- Como funcionam os antibióticos? 

Os antibióticos atuam no metabolismo do micro-organismo afetando principalmente a sua reprodução. 

- Quais as principais formas de prevenir a contaminação por vírus e por bactérias? 

Algumas dicas de prevenção: Manter as residências e locais públicos sempre arejados e limpos; lavar as mãos, principalmente antes das refeições; fazer higiene corporal diariamente; só consumir alimentos dentro da validade; lavar sempre frutas e verduras antes de consumi-las; beber sempre água potável.

Compartilhe
Serviços Gratuitos
  • Hospital Humberto Castro Lima - Rua Pedro Lessa - nº 118 - Canela - CEP 40.110-050 - Salvador - Bahia Telefone: (71) 3173.8200.


 

Redes Sociais