Publicada em 25/10/2011 às 18h29. Atualizada em 25/10/2011 às 23h04

Quantos anos você tem? Será que não está na hora de fazer sua mamografia?

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o primeiro entre as mulheres. Confira algumas recomendações da oncologista Carla Paranhos.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

O câncer de mama, embora possa ocorrer em homens, é muito mais freqüente em mulheres (menos de 1% acontece em homens). Não existe uma forma de prevenção eficaz, contudo existem métodos para se diagnosticar o câncer de mama numa fase inicial. E quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura.

Algumas medidas básicas são importantes para identificar um câncer de mama no estágio inicial. O Ministério da Saúde recomenda rastreamento de câncer de mama com:

     - O exame clínico realizado com profissionais de saúde treinados pode levar a identificação de nódulos mamários ainda pequenos. Este exame deve ser realizado anualmente por mulheres acima dos 40 anos.



    - Para mulheres acima dos a partir dos 50 anos, a mamografia também é recomendada também de forma anual.

Apenas cerca de 10% dos cânceres de mama têm correlação hereditária, mas mulheres que têm parentes de primeiro grau que tiveram câncer de mama devem iniciar o rastreamento mais precocemente, a partir dos 35 anos de idade.

A mamografia é uma radiografia das mamas realizada em um aparelho específico em que as mamas são comprimidas para identificar lesões iniciais, o mamógrafo.

No Brasil, a realização da mamografia gratuita para mulheres acima dos 40 anos, através do Sistema Único de Saúde, é um direito garantido por lei.

Fotos

Compartilhe
Serviços Gratuitos
  • Centro Estadual de Oncologia - CICAN
    Tel: (71) 3116-5481/ 3116-5563
    End: Av. Vasco da Gama, s/nº, Brotas - CEP.: 40.240-090 - Salvador, Bahia
 

Redes Sociais