Publicada em 23/03/2012 às 00h00.

Sua pele fica marcada com um simples toque? Saiba o que é dermografismo

O problema atinge apenas 5% da população e se caracteriza pelo aparecimento de lesões avermelhadas na pele. Ficou curioso? Tem até artista que faz da doença obras de arte.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

 "A palavra que dá nome à doença é de origem grega e significa “escrever na pele...”

Ariana Russell Page é uma artista um pouco diferente. Desde pequenina, sofre de um problema dermatológico raro chamado dermografismo, síndrome na qual a pele torna-se inchada ao ser arranhada por um objeto ou até mesmo pelas mãos, quando se coça, por exemplo. Decidida a utilizar sua condição a seu favor, Ariana investiu em arte, fazendo desenhos na pele e fotografando-os logo em seguida. O curioso é que as marcas que aparecem no corpo da artista somem após pouco tempo e não são produzidas de maneira invasiva ou dolorida. Basta escrever com um lápis sem ponta que as pequenas elevações e vermelhidões surgem. 



O dermografismo que atinge Ariana é um pouco incomum e afeta apenas cerca de 5% da população mundial. A palavra que dá nome à doença é de origem grega e significa “escrever na pele”, isso porque o distúrbio caracteriza-se pelo aparecimento de lesão cutânea após a pele sofrer algum tipo de pressão causada, por exemplo, por roupas justas, um cinto apertado, alguns objetos ásperos ou pontudos, arranhões, além de outros fatores. O contato com esses tipos de coisas e materiais provoca coceira (prurido) e, por consequência, a liberação de histamina. Tal processo desencadeia o surgimento de placas avermelhadas e em autorrelevo, como as das fotos que ilustram este artigo.  

"Embora todos nós tenhamos algum tipo de reação após um trauma cutâneo, no dermografismo, mesmo com estímulos mínimos, a resposta é exagerada".

Embora todos nós tenhamos algum tipo de reação após um trauma cutâneo, no dermografismo, mesmo com estímulos mínimos, a resposta é exagerada. Mas, as lesões causadas não demoram muito tempo, o inchaço permanece por aproximadamente 10 minutos e depois desaparece. 

O dermografismo não causa risco à saúde, não mata, não é contagioso e pode ser controlado através de medicamentos específicos. Vários são os fatores responsáveis por causá-lo, sendo o estresse o mais frequente. Isso não significa que o problema não tenha outra origem; infecções, medicamentos, além de diversas doenças também podem provocar seu surgimento. Em grande parte das vezes o dermografismo passa despercebido, entretanto, em alguns casos pode assumir formas mais intensas e bastante incômodas. 

Não podemos falar em cura para o problema sem antes sabermos o que está envolvido em seu aparecimento. É preciso, em primeiro lugar, investigar quais são os fatores precipitantes ou agravantes, antes de o paciente usar medicamentos para amenizar o surgimento das lesões. Procurar um médico dermatologista é essencial para a descoberta do diagnóstico.

Cuidados com a pele

Quem tem dermografismo precisa estar atento a alguns cuidados com a pele durante o dia a dia para impedir o aparecimento dos vergões pois, afinal, ninguém pretende seguir a inspiração de Ariana Russell Page e transformar o corpo em uma obra de arte. Por isso:

- Evite a pressão ou irritações que irão induzir ao prurido e, consequentemente, ao aparecimento das lesões;

- Não use vestimentas apertadas, tecidos ásperos e situações em geral que provoquem sensibilidade na pele ou atrito. Prefira tecidos de algodão e evite os sintéticos, como a lycra, por exemplo;

- Não use buchas ou esponjas durante o banho;

- Use medicamentos apenas quando necessário, sob prescrição médica, no caso do prurido mais intenso e, antes de tudo, tente excluir os fatores que contribuem para o dermografismo.

Fotos

Compartilhe
Serviços Gratuitos
  • Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana (ADAB)
    Tel.: (71) 3276 8200
    End. Av. D. João VI, 275, Brotas, Salvador, Bahia, CEP. 40.290.000
  • Hospital Universitário Prof. Edgard Santos (HUPES)
    Tel: 3283-8392
    Rua Augusto Viana S/N, Canela, Salvador, Bahia - Cep 40.110-060
 

Redes Sociais