Publicada em 08/07/2012 às 00h00. Atualizada em 10/05/2013 às 10h36

Você sabe o que é lúpus?

Muito citado nos episódios da série de TV House, o lúpus é mais comum entre mulheres, podendo manifestar-se em qualquer fase da vida.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Atento aos assuntos debatidos em séries de TV como House e Grey’s Anatomy, o iSaúde Bahia procurou o reumatologista Jozélio Freire de Carvalho para saber exatamente o que é lúpus. A doença é citada quase sempre durante as discussões da equipe de Dr. House, sobre possíveis diagnósticos de pacientes. Você também tem essa curiosidade? Então vamos lá!



iSaúde Bahia - O que é Lupus?
Dr. Jozélio Freire de Carvalho 
- É uma doença autoimune, ou seja, o próprio organismo ataca seus próprios órgãos e sistemas, crônica com períodos de acalmia e de atividade que pode comprometer diversos órgãos do corpo.

iSB - É mais frequente em homens ou mulheres e em qual faixa etária é mais comum manifestar-se?
Dr. Jozélio Freire de Carvalho
 - Mais frequente em mulheres, numa proporção de nove  mulheres para cada homem. Pode apresentar-se em qualquer faixa etária, inclusive em crianças, mas é mais comum no período de fertilidade da mulher (15-45 anos de idade), pois os estrógenos facilitam o aparecimento dessa doença.

iSB - Quais são as suas causas?
Dr. Jozélio Freire de Carvalho
 - Existe uma combinação de fatores genéticos, com mais de 100 genes implicados na sua origem, e fatores ambientais, tais como exposição a  medicamentos, radiação ultravioleta e uso de estrógeno. 

iSB - Tem cura?
Dr. Jozélio Freire de Carvalho
 - Não, mas o acompanhamento médico adequado permite um controle excelente. Atualmente, há diversos medicamentos para o tratamento, bem como diálise nos casos de insuficiência renal, controle dos fatores de risco cardiovasculares que aumentam muito a sobrevida do paciente e melhoram a sua qualidade de vida. 

iSB - Tem tratamento?
Dr. Jozélio Freire de Carvalho 
- Sim, praticamente todas as manifestações clínicas e laboratoriais da doença são passíveis de tratamento adequado do paciente. 

iSB - Quais os principais sintomas?
Dr. Jozélio Freire de Carvalho
 - O principal é a presença de lesões de pele tais como a asa de borboleta na face, a fotossensibilidade (a sensibilidade excessiva à luz solar), aftas na boca, queda de cabelos, dor e inchaço nas juntas. Em alguns pacientes, pode ocorrer acometimento dos rins e sistema nervoso, derrame pleural e pericardite (líquido acumulado na membrana que envolve os pulmões e coração, respectivamente). 


iSB - Por que seu diagnóstico é tão difícil?
Dr. Jozélio Freire de Carvalho
 - Ele pode ser confundido com outras doenças de pele, doenças articulares etc. A consulta com o especialista, o reumatologista, irá facilmente fazer o diagnóstico dessa condição. 

iSB - O lupus pode ocasionar outras enfermidades? Quais?
Dr. Jozélio Freire de Carvalho
 - Sim, pode levar a osteonecrose (morte da medular óssea, principalmente em joelhos e quadris), aterosclerose precoce podendo levar a infartos do coração e AVC precoce, osteoporose, problemas de colesterol e aumento da pressão arterial. 


iSB - Pacientes com lupus podem manifestar dores musculares e nas articulações. Como diferenciar esse quadro da fibromialgia?
Dr. Jozélio Freire de Carvalho
 - Geralmente, a pessoa com fibromialgia apresenta dor difusa, não limitada às articulações ou músculos. Mas envolve os lados direito e esquerdo, acima e abaixo da cintura. Na fibromialgia não existe artrite (inchaço e calor das juntas). 


iSB - Existe como prevenir ou evitar seus sintomas ou crises?
Dr. Jozélio Freire de Carvalho
 - O uso adequado das medicações, uso de cloroquina quando a pessoa já tem o lupus evita o aparecimento da atividade da doença que é a  exacerbação dos sinais e sintomas. Não fumar, evitar o uso de anticoncepcionais orais (naquelas pessoas com história familiar de lupus) e uso de medicamentos que induzem lupus poderiam ser formas de prevenção dessa doença.


Compartilhe
Serviços Gratuitos
  • Ambulatório de Lúpus do Hospital Santa Izabel
    Tel.:71 2203-8444
    Praça Conselheiro Almeida Couto, nº 500, Nazaré, Salvador, Bahia, CEP: 40050-410
 

Redes Sociais