Publicada em 23/07/2013 às 00h00.

Você sabe o que é mucocele?

Saiba mais sobre esse problema que pode comprometer sua saúde oral.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Se você tem o hábito de morder e/ou succionar o lábio, especificamente o inferior, terá grande chance de desenvolver a mucocele. O lábio inferior é o local de maior prevalência desta patologia, entretanto ela também pode acometer o lábio superior, o palato, a região retromolar, a mucosa bucal, o freio e o dorso da língua. 

"O lábio inferior é o local de maior prevalência desta patologia..."



 Alguns estudos têm demonstrado que existe uma maior prevalência destas lesões em indivíduos com leucoderma (doença não contagiosa caracterizada pela perda gradual de pigmento chamado melanina da camada dérmica que resulta em manchas brancas), do sexo feminino e adultos jovens, com faixa etária entre a primeira e a segunda década de vida.

A literatura indica que não apenas o hábito de succionar e/ou morder o lábio, mas também todo e qualquer trauma mecânico no ducto secretório das glândulas salivares pode favorecer o extravasamento ou a retenção de muco, substância integrante da composição salivar. O extravasamento de muco é mais frequente do que a retenção e ocorre mais em adultos jovens, ao passo que o fenômeno de retenção acomete mais pessoas idosas.

"... não apenas o hábito de succionar e/ou morder o lábio, mas também todo e qualquer trauma mecânico no ducto secretório das glândulas salivares pode favorecer o extravasamento ou a retenção de muco..."

A mucocele é uma lesão nodular flutuante, benigna, de coloração translúcida azulada ou da mesma tonalidade da mucosa. Geralmente é autolimitada e assintomática. Seu diagnóstico  é estabelecido através de uma detalhada anamnese feita pelo cirurgião-dentista. Muitas vezes o aspecto clínico da lesão já é indicativo do diagnóstico, embora seja necessária confirmação definitiva através de exame anatomopatológico. 

O tratamento dá-se, frequentemente, pela excisão cirúrgica da lesão e dissecção cuidadosa das glândulas salivares menores adjacentes afetadas, a fim de evitar recidiva. 

Os fenômenos de retenção e extravasamento de muco representam um grupo de lesões que ocorrem com muita frequência na cavidade oral. Sendo assim, visitas periódicas ao cirurgião-dentista são  essenciais para o estabelecimento do diagnóstico dessa e de outras patologias de origem traumática.  

Referências:

Juliana Seo, Ingrid Bruno, Gabriela Artico, Aluana dal Vechio, Dante A Migliari. Oral Mucocele of Unusual Size on the Buccal Mucosa: Clinical Presentation and Surgical Approach. Open Dent J. 2012; 6: 67–68.

 

B. N. Rangeeth, Joyson Moses, Veera Kishore Kumar Reddy. A rare presentation of mucocele and irritation fibroma of the lower lip. Contemp Clin Dent. 2010 Apr-Jun; 1(2): 111–114.

 

Alethea M Hayashida, Daniel CZ Zerbinatti, Ivan Balducci, Luiz Antonio G Cabral, Janete D Almeida. Mucus extravasation and retention phenomena: a 24-year study. BMC Oral Health. 2010; 10: 15.

 

Ambika Gupta; F. R. Karjodkar. Plunging Ranula: A Case Report. ISRN Dent. 2011; 2011: 806928.

 

Eva-Maria Dietrich, Banikas Vasilios, Lazaridou Maria, Papaemmanouil Styliani, Antoniades Konstantinos. Sublingual-plunging ranula as a complication of supraomohyoid neck dissection. Int J Surg Case Rep. 2011; 2(6): 90–92.

Compartilhe
Serviços Gratuitos
  • Faculdade de Odontologia UFBA
    Tel.: (71) 3283-9011
    Av. Araújo Pinho Nº 62, Canela, Salvador,Bahia, CEP: 40110-150
  • Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana - ADAB
    Tel.: (71) 3276 8200
    Av. D. João VI, 275, Brotas, Salvador, Bahia, CEP. 40.290-000
  • Clínica de Odontologia - UNIME
    Tel.:(71) 3616-2000
    Rua Professor Fernando Rocha, 326, Paralela,Salvador,Bahia, CEP:41.741-500
 

Redes Sociais